sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os principais grupos religiosos

As principais religiões do mundo e tradições espirituais podem ser classificadas em um número menor de grupos maiores ou religiões mundiais. De acordo com uma pesquisa realizada em 2005 pela Encyclopædia Britannica, a maioria vasta de aderentes religiosos e espirituais seguindo o cristianismo (33.06% da população mundial), Islão (21%), Hinduísmo (13.33%), religião tradicional chinesa (6.27%) ou Budismo (5.87%). A irreligiosidade e os ateístas são 14.27% e 3.97% seguindo religiões étnicas indígenas.
Estas tradições espirituais podem ser também combinadas em grupos maiores, ou separadas em sub-denominações menores. O cristianismo, islão e judaísmo (e às vezes a Fé Bahá'í) podem ser unidos como religiões abraâmicas. O hinduísmo, budismo, sikhismo e jainismo são classificados como religiões indianas (ou dármicas). A religião tradicional chinesa, confucionismo, taoísmo e shinto são classificados como Religiões da Ásia oriental (ou Chinesas, ou Taóicas).
As dez maiores religiões, as que mais agregam adeptos no mundo, seus santuários mais importantes e algumas curiosidades
  • Cristianismo - com seus 2.106.962.000 de adeptos, fica em primeiro lugar da lista. Segundo Philip Wilkinson (Publifolha), O Cristianismo é a religião dos seguidores de jesus Cristo. Os Cristãos acreditam que Jesus é o Filho de Deus e o Messias cuja vinda fora prometida no Velho Testamento da Bíblia. Eles sustentam que a humanidade viveu em pecado desde que Adão e Eva desobedeceram a Deus, e crêem que Jesus, através de sua vida, morte e ressurreição, trouxe a seus seguidores a redenção desse pecado original. Os cristãos acreditam num Deus único que existe sob três formas -Pai, Filho e Espírito Santo-, constituindo a Santíssima Trindade. Seguem os ensinamentos de Jesus, que enfatizava o amor e o perdão. Sua vida e seus ensinamentos juntamente com a história de sua morte e ressurreição, são descritos nos livros iniciais do Novo testamento da bíblia. Cerca de 300 anos depois da morte de Jesus, o cristianismo tornou-se religião oficial do Império Romano. A fé se expandiu da Palestina para a Europa, o oeste da Ásia e o norte da África, e, através de pregação e ensinamento constantes, continuou a espalhar-se por todo o mundo desde então. Desde o Século 16, colonos europeus trouxeram a fé Cristã para as Américas, e no século 19 houve uma grande expansão quando missionários seguiram os colonizadores europeus em várias regiões da África e da Ásia. Atualmente há mais de 2 bilhões de cristãos em todas as partes do mundo. Eles pertencem sobretudo a três grupos -católicos, ortodoxos e protestantes- que divergem quanto a doutrina e os rituais, mas compartilham as crenças básicas cristãs.
  • Islão - com cerca de 1,5 bilhão a 1,8 bilhão de adeptos segue em segundo lugar. Cidade de nascimento do profeta Maomé (fundador do Islã): Meca (local mais sagrado para os muçulmanos). Segundo o Alcorão, todo fiel deve visitá-la pelo menos uma vez na vida (se tiver condições para isso). [1][2][3]
  • Hinduísmo - com seus 851.291.000 de adeptos vem um pouco atrás, em terceiro lugar. Angkor Wat, no Camboja, é considerado o maior complexo arquitetônico religioso do planeta com seus 2,1 km² de área, o equivalente a 300 campos de futebol.
  • Religiões populares chinesas - com cerca de 402.065.000 de seguidores vem em quarto lugar. Nesta categoria estão várias crenças professadas principalmente na China, reunidas como cultos ancestrais, ética confucionista, xamanismo e elementos taoístas e budistas. Em Pequim, há o Templo do Céu.
  • Budismo - com cerca de 375.440.000 de praticantes vem em quinto lugar. O impressionante templo de Borobudur fica no meio de uma floresta em Java, ilha da Indonésia. A estrutura de 55 mil metros quadrados foi erguida em forma de pirâmide e possui 6 andares e 3 terraços circulares.
  • Sikhismo - com seus 24.989.000 de participantes vem bem mais atrás, em sexto lugar. Religião indiana que mistura elementos do hinduísmo e islamismo, foi fundada em época de conflitos entre adeptos dessas religiões.
  • Espiritismo - com 15.000.000 de adeptos vem em sétimo lugar. O Brasil apresenta o maior número de adeptos da religião. A maioria dos espíritas se diz cristão (por seguir os ensinamentos de Jesus), mas este artigo vale apenas para os seguidores do espiritismo sistematizado pelo francês Allan Kardec.
  • Judaísmo - com seus 14.990.000 de praticantes vem em oitavo. O Muro das Lamentações, é a única estrutura remanescente do Templo de Israel, construído por Salomão, filho do rei Davi, e destruído pelos romanos em 70 d.c..
  • Fé Bahá'í - com seus 7.496.000 participantes vem em nono lugar. Surgiu na antiga Pérsia, atual Irã, em 1844, e não possui dogma]s, rituais, clero ou sacerdócio, baseando-se na crença pela unidade da humanidade, busca pela verdade e fim dos preconceitos. Seu fundador foi enterrado na Mansão de Bahjí, tornando o santuário um dos mais importante para os crentes dessa religião.
  • Confucionismo - com 6.447.000 adeptos fica em último lugar. Nesta categoria estão os confucionistas não chineses. Os praticantes chineses já foram considerados antes na lista.

fonte: Wikipédia

Smartphone Samsung Galaxy J5 SM-J500M

Smartphone Samsung Galaxy J5 SM-J500M
POR: R$ 636,65

Postagem em destaque

Mensagens Bíblicas

Veja outras mensagens

Pesquisar este blog