sábado, 29 de janeiro de 2011

Jerusalem

Jerusalém - capital de Israel. Três mil anos de história.

Uma cidade sagrada para três grandes religiões: o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. Essa é a Jerusalém detentora de uma rica história de 3 mil anos.
Em relatos bíblicos o rei Salomão construiu o primeiro tempo judaico no século X a.C., depois disso vários povos conquistaram a cidade, os primeiros foram os babilônicos que destruíram o templo em 598 a.C. Reerguido em 515 a.C. por Herodes tornou a ser destruído em 70 d.C. pelos romanos. Foi capital dos cruzados entre 1.099 e 1.187, passou pelo domínio dos turcos otomanos em 1517, império que a dominou até 1918, ano em que passou a ser capital do domínio britânico na região e finalmente tornou-se capital de Israel após 1948.
Num planalto a 850 metros acima do nível do mar localiza-se entre o mar Morto e o mar Mediterrâneo. A presença de instituições estatais israelenses e o turismo geram significativa renda para a cidade.
Jerusalém é composta de uma magnífica mesclagem cultural e religiosa. Ali convivem armênios, cristãos católicos apostólicos romanos, cristãos ortodoxo, judeus, islâmicos todos dividindo espaços que são considerados sagrados ora para uma ora para outra religião.
Templo, museus e lugares de grande valor histórico fazem parte do contexto da cidade. Destaca-se o Monte do Templo (Har Habayt, em hebraico) considerado o local do último templo judaico. Local também compartilhado pela mesquita de Al-Aqsa, a mais antiga mesquita sobrevivente do mundo e da Cúpula da Rocha. Cristãos e muçulmanos estão de comum acordo que o local é sagrado para ambas religiões.
Outro lugar sagrada que atraí muitos turistas é a Basílica do Santo Sepulcro: [...] “A basílica do santo sepulcro é compartilhada por seis ramificações do cristianismo. A fim de evita quaisquer discussões, as chaves têm sido confiadas a uma família muçumana desde 1.187. "

Veja fotos de Jerusalém







Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Smartphone Samsung Galaxy J5 SM-J500M

Smartphone Samsung Galaxy J5 SM-J500M
POR: R$ 636,65

Postagem em destaque

Mensagens Bíblicas

Veja outras mensagens

Pesquisar este blog